Batalha das Musas 2018 Globo Arte na Rua (Como foi?)

Um evento de Hip Hop. O bastante para transformar completamente a Rua José Figueiredo, no Centro de Niterói (RJ). DJ's, Graffiti, intervenções espontâneas com B-Boys, Beatbox, Linguagem, Moda, Empreendedorismo e Conhecimento de Rua, adicione a isso tudo uma generosa dose de amor, e você terá de verdade um encontro de Cultura Hip Hop. Foi nesse contexto a realização da última Batalha das Musas em 2018.

Da esquerda para a direita, Ca$hy, Gaby, Poliana, Krika, GZI e Vick ZO, na frente Catu/Foto: Aldo Barranco

Pela primeira vez a Batalha das Musas esteve sob comando da Mestra de Cerimônias Nathalia D'lira (Poetas Favelados). D'lira, que além de poeta é produtora cultural, mostrou desenvoltura e carisma no palco. Antes de começar a Batalha das Musas, ela falou um pouco sobre a importância da Cultura Hip Hop e do que estava acontecendo naquele sábado.

Interação da plateia com a Batalha das Musas/Foto: Aldo Barranco

A primeira rodada aconteceu como previsto por volta das 17h, e as MCs chamadas ao palco para a batalha de abertura foram Ca$hy (São Gonçalo) e GZI (Niterói). Nas primeiras rodadas as duas MCs construíram juntas uma narrativa complementar com os temas: "Faça as pazes com o seu corpo" e uma frase da Angela Davis: "Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar."

Uma batalha bastante equilibrada, mas no tira-teima Ca$hy obteve um pouco mais de barulho da plateia, indo para a fase seguinte. 

Plateia durante a Batalha das Musas no Festival de Graffiti Arte na Rua - Oriente/Foto: Aldo Barranco

A segunda batalha da primeira rodada foi entre Krika (São Gonçalo) e Gaby (Niterói). Uma dupla de tirar o fôlego! Mais uma vez tivemos uma batalha singular pelo fato de as MCs complementarem o discurso uma da outra.

Os temas foram: "Democratização racial" e "Não era amor, era cilada". As duas MC's juntas no palco levantaram a plateia receptiva na pista numa troca emocionante. O tema do terceiro round foi "Mulher no Hip Hop".

Por uma pequena diferença de aplausos e gritos, Gaby saiu com vantagem e se classificou para a próxima fase.

Gaby MC na Batalha das Musas/Foto: Diogo Oliveira

A terceira e última batalha da primeira etapa foi entre Catu Oliveira (RJ) e Joana Gabriela (SG). Novamente a plateia pode testemunhar um encontro de duas rainhas. Os temas dessa vez foram: "Não temos concorrentes" e "Não somos rivais.

Com uma energia de superação, Catu e Joana levaram a plateia ao delírio. Entre o público, algumas pessoas pareciam emocionadas. A batalha foi para o terceiro round e o tema foi: "Pra sair da gaiola tem que ter coragem de voar", num bate-volta emocionante, Catu rimou com muita entrega, extraindo um pouco  mais de barulho da plateia na hora da decisão. Catu na próxima fase! 

Foi um momento de êxtase, a Mestra de Cerimônias D'lira chamou a cantora Poliana Moreno ao palco. O astral estava à altura de um evento de Cultura Hip Hop. Poliana apresentou seu trabalho com duas músicas  inéditas, que ainda serão lançadas pelo selo Gangah.

Poliana Moreno fez o show da Batalha das Musas/ Foto: Aldo Barranco

Depois do show foi a vez da poesia, com a participação surpresa de Vick ZO (Coletivo Favela Tem Voz). 

Momento Final 

Era chegada a hora da Final. Na melhor de três entre Catu, Ca$hy e Gaby, as duas últimas obtiveram mais barulho da plateia, e foram para a finalíssima. Entre os temas anunciados por D'lira estão: "A rima que liberta" (mini documentário que apresenta depoimentos de mulheres que participam na Batalha das Musas e no Slam das Minas sobre a cena atual do Rap no RJ), "Nem toda ferida aparece" e "Eu não tenho que ser gostosa para o verão, o verão é que tem que ser gostoso pra mim".

O público gostou dos temas e a batalha foi de novo para a terceira rodada, muito equilibrada.

A decisão teve que ser por meio das mãos levantadas e do barulho. D'lira anunciou: Gaby Campeã da Batalha das Musas! 

Gaby MC, Ca$hy e Catu na final da Batalha das Musas/Foto: Diogo Oliveira

Gaby MC (Niterói) também ganhou: beat, gravação no Gangah Studio e um lindo quadro da grafiteira Mika Mikaelli (Cores e Valores - SG). 

Na sequência do freestyle da Campeã, a Sinfônica Ambulante entrou em cena com energia na pista e as musas foram dançar e se divertir, com sabedoria elas foram celebrar aquele encontro. 

Ainda mais tarde, durante o show do Oriente, o MC Nissin num breve momento falou sobre a importância de movimentos como a Batalha das Musas e convidou a Campeã para um improviso no palco, oportunidade cedida por Gaby à segunda colocada, e também Campeã na Batalha das Musas, Ca$hy MC, que representou mostrando a potência das mulheres no Rap.

Nathalia D'lira, Mika Mikaelli e a Campeã Gaby MC./Foto: Diogo Oliveira

Batalha das Musas 2018 no Festival de Graffiti Arte na Rua - Oriente!

01/dez em Niterói (RJ)

Batalha #1
Ca$hy e GZI

Batalha #2
Krika e Gaby

Batalha #3
Catu e Joana

Final de 3
Ca$hy - Gaby - Catu
Ca$hy e Gaby

Gaby Campeã

Agradecimentos: A Rede Globo pelo convite (Gabriela, Tatiana), Secretaria de Cultura de Niterói, toda a equipe de profissionais que trabalharam no dia, DJ Trapcolt, equipe de palco, a Redutora de Danos Kássia Rapella, Luana Catinin (vídeomaker), Diogo Oliveira (Fotografia), Silvano Santos (Produção de Som), Gangah Studio, Poliana Moreno, Mika Mikaelli, Rôssi Alves (pela presença), Vick ZO, as MC's de batalha, todxs que compareceram e prestigiaram a Batalha das Musas. 2019 vamos com tudo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha das Musas (4ª edição)... Como foi?

Por que o "freestyle gay" é homofóbico?

Hip Hop X Capitalismo: resistir ou reproduzir?