Batalha das Musas 2018 no Mulherio (Como foi?....)

A última edição aconteceu no dia 28 de Setembro (sexta) no evento que promoveu o encontro de verdadeiras divas no Circo Voador. Pela primeira vez a Batalha das Musas contou com a participação de Uni-KA, que subiu ao palco junto com Mabuh, Nikkie Santana e Aninha Psy, fazendo o o Circo tremer ao som de "Afrontah" e muito mais. O público que já estava animado (com as apresentações de Aika Cortez, Ikinya, Hellen Nzinga, Krika Gomes, D'lira, Catu, Emana e a DJ Andrea Mafer) acabou totalmente contagiado pelas batidas e se jogou na pista com entusiasmo praticamente durante todo o show.  

Uni-KA na Batalha das Musas. (Foto: Michelle Castilho/Circo Voador)

Para a equipe da Batalha das Musas foi uma honra abrir a programação inédita do Mulherio, projeto lindo que estreou no Circo Voador como o primeiro festival de Hip Hop inteiramente com atrações femininas. Assim, gostaríamos de registrar aqui o tamanho da nossa alegria ao poder dividir o palco na mesma noite com as rainhas Kmila CDD, Gabz, Ainá, Abronca, Tati Quebra Barraco, DJ Keny/\, DJ Diana Bouth e Negra Rê. 

Gabz foi atração no Mulherio com uma programação composta especialmente por elas. (Foto: Isabella Madrugada)

O casting da Batalha das Musas foi composto por Helen Nzinga, Aika Cortez e a DJ Nina Bomb, Ikinya, Nathalia D'lira, Krika Gomes, Emana, Uni-KA, Nikkie Santana, Aninha Psy, Mabuh e Catu Oliveira... além da DJ Andrea Mafer e Samantha Zen. 

Aika Cortez na Batalha das Musas. (Foto: Michelle Castilho/Circo Voador)

A musa Renata Maria (organizadora da Roda Cultural do Largo da Batalha -  Batalha do Largo) se manteve firme e forte na coordenação das oito MCs de batalha. As MCs inscritas foram: Emana, Sol, Ventura, Krika, Kessidy, Cashy, Majda e Catu.

Ikinya na Batalha das Musas. (Foto: Michelle Castilho/Circo Voador)

Como observado pela redutora de danos Kássia Rapella, estar no palco do Circo Voador significou aprender a lidar com uma nova realidade, diferente da dinâmica dos museus com a qual nos adaptamos. Além disso, estamos falando de um palco sobre o qual já pisaram grandes nomes da música mundial. Foi um grande desafio! 

Catu na Batalha das Musas. (Foto: Michelle Castilho/Circo Voador)

Vale ressaltar que não era um dia aleatório, a Batalha das Musas foi realizada na véspera do maior ato da história contra um presidenciável no nosso país. No dia seguinte, em 29/09/2018 (sábado), o Largo da Cinelândia seria tomado por centenas de milhares de mulheres em protesto a favor da democracia conquistada.

Nikkie Santana participa na Batalha das Musas. (Foto: Michelle Castilho/Circo Voador)

Os temas da Batalha foram previamente selecionados durante a semana. Com um nível de complexidade um pouco acima das edições anteriores, dessa vez tivemos apenas um tema por rodada. 

Preparem-se que nos próximos dias iremos publicar um texto aqui no blog só para falar de cada um dos temas da última Batalha das Musas. A curiosidade bateu?!... Podemos adiantar o primeiro tema daquela noite: "Se te causa dor não é para você". 

DJ Andrea Mafer na Batalha das Musas. (Foto: Isabella Madrugada)

As chaves ficaram assim:

Quartas de Final
✓Sol vs Ventura (Ventura)
✓Emana vs Krika (Emana)
✓Catu vs Majda (Majda)
✓Kessidy vs Cashy (Kessidy)

Semifinal
✓Ventura vs Emana (Ventura por WO)
✓Majda vs Kessidy (Kessidy)

Final
✓Ventura vs Kessidy (Kessidy)

Fazendo uma análise geral das batalhas, Ventura apresentou um desempenho surpreendente já na primeira rodada, com a estreante na Batalha das Musas, Sol (SP). Sol mostrou desenvoltura, mas dessa vez a plateia fez mais barulho para Ventura. 

Sol e Ventura na Batalha das Musas. (Foto: Michelle Castilho/Circo Voador) 

Na segunda rodada Emana e Krika superaram juntas o desafio, e a plateia aplaudiu mais Emana, que infelizmente precisou se ausentar na batalha seguinte, deixando Ventura vencer por WO na Semifinal.

Krika e Emana na Batalha das Musas. (Foto: Michelle Castilho/Circo Voador)

A musa Catu Oliveira, além de apresentar um poema lindo antes da Batalha, foi incrível no verso com Majda que mais experiente ganhou mais barulho e foi para a fase seguinte com Kessidy, que estava gigante no palco. 

Majda (SP) na Batalha das Musas. (Foto: Michelle Castilho/Circo Voador)

Cashy também mostrou seu poder, mas a estreante Kessidy surpreendeu a plateia, indo para a Final com Ventura e vencendo pela primeira vez a Batalha das Musas.

Kessidy (Cuiabá, Mato Grosso) Campeã na Batalha das Musas. (Foto: Michelle Castilho/Circo Voador) 

KESSIDY Campeã!! 

A equipe da Batalha das Musas gostaria de deixar um salve aqui para as manas de Cuiabá e de todas as cidades brasileiras! Sejam bem-vindas... :) 

Obs.: Na segunda rodada ocorreu um pequeno mal entendido envolvendo nome/vulgo na tabela, tendo se resolvido na mesma hora. Em prol da transparência, acreditamos que é importante falar brevemente sobre o que aconteceu, e estabelecer aqui publicamente os nossos critérios. 

A Batalha das Musas se direciona no sentido da ajuda mútua, da cooperação entre mulheres. Trabalhamos intensamente para realizar a Batalha das Musas com o máximo de eficiência. Mas estamos aprendendo ainda, e pequenos equívocos ocasionalmente podem vir a acontecer. No caso de erros, a nossa equipe (especialmente a artística) é orientada a se apoiar sempre na resolução. Temos visto a solidariedade surgindo entre as mulheres orgânica e maravilhosamente em todas as nossas edições. 

Abraço entre as finalistas simbolizando a união entre as mulheres. (Foto: Michelle Castilho/Circo Voador)

Por causa de uma sociedade que só nos empurra para a competição, lamentavelmente, torna-se ainda mais complexo lidar com os fatores humanos. Cobrança e culpa são dois sentimentos contra os quais lutamos diariamente. Quando a condenação parte de nós contra nós, mulheres, é ainda mais doloroso superar esse ciclo de opressão, e o nosso desempenho pode acabar sendo comprometido. 

A Batalha das Musas é um espaço alternativo de ESCUTA da voz das mulheres, onde todas devem ter seu lugar de fala, sem hierarquia. Estamos cientes dos nossos desafios, e o dia 28/09 foi uma verdadeira aula. 

É fundamental passar por essas experiências para solidificar o novo paradigma. Deixamos aqui o nosso muito obrigada a plateia do Circo Voador, o que aconteceu naquela noite somente a Cultura Hip Hop é capaz de proporcionar!... Muito respeito a nossa equipe (sem exceção), a nossa plateia e ao Rap. 

Aika em sintonia com a DJ Nina Bomb. (Foto: Marcelle Fernandes) 

Com a participação de MCs de dentro e também de fora do RJ, será sempre uma satisfação imensa poder dialogar com batalhas realizadas por mulheres em diferentes estados, como a Batalha Dominação (SP) e a Batalha das Minas (Cuiabá). 

Lembrando, claro, a Batalha das Musas no Mulherio Circo Voador foi mais uma vez Seletiva para a tradicional Batalha do Real (que já ocorreu no dia 29/09 na Lapa). É gratificante participar da primeira grande batalha de MC's do Brasil. Gratidão!

Musas em reunião no camarim do Circo Voador após a Batalha. (Foto: Isabella Madrugada)

Agradecimentos: Aori, Daniel Mello, Lencinho, Kadu, Shilon, Bernardo e toda a equipe de produção, todas as pessoas que trabalharam no dia no Circo Voador, equipe técnica e artística da Batalha das Musas: DJ Andrea Mafer, Samantha Zen; produção: Aline Pereira, Renata Maria, Priscila Cardoso, Kássia Rapella, Luana Catinin, Isabella Madrugada, Marcelle Fernandes, Michelle Castilho, MCs de batalha: Emana, Sol, Majda, Ventura, Catu, Krika e Kessidy; convidadas Aika, Nina Bomb, Uni-KA, Mabuh, Nikkie Santana, Aninha Psy, Helen Nzinga, Ikinya, Nathalia D'lira, plateia presente, Batalha do Real e todas musas que também se apresentaram no Mulherio. Que seja o primeiro de muitos! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha das Musas (4ª edição)... Como foi?

Por que o "freestyle gay" é homofóbico?

Hip Hop X Capitalismo: resistir ou reproduzir?