Batalha das Musas (5ª edição)... Como foi?

Samantha Zen / Foto: Isabella Madrugada

Pela primeira vez no Museu de Arte do Rio (MAR), a Batalha das Musas integrou a programação do evento MAR à tona :: Mulheres na produção da democracia cultural, realizado no dia 04 de novembro de 2017.

No último sábado, o Pilotis do MAR se tornou palco da Batalha das Musas, uma celebração da voz feminina no Rap. Apresentado por Samantha Zen, o desafio também contou com a participação da DJ Andrea Mafer. 

Antes de começar a Batalha das Musas, a curadora do MAR, Bruna Camargos, mediou a conversa com a coreógrafa fundadora do Grupo Corpo, e que segue hoje em carreira independente, Denise Stutz, a doutora em História Social, professora coordenadora do Grupo Intelectuais Negras Giovana Xavier, e a produtora cultural de Hip Hop Aline Pereira.  

A conversa aconteceu no Pavilhão de Exposições do MAR, na Sala de Encontros, começando com as apresentações e depois as perguntas do público.

Conversa: Mulheres na produção da democracia cultural / Foto: Alexandre Araujo

A curadora do MAR, Bruna Camargos, apresentou o tema da democratização cultural. Denise Stutz falou sobre os desafios da Arte no atual cenário político. A coreógrafa alertou para a necessidade de refletir sobre o corpo e os caminhos sombrios da censura. Giovana Xavier trouxe sua experiência como feminista negra e acadêmica, na resistência pela democratização dentro da universidade. "As pessoas tem voz, o que falta é escuta". Aline comentou sobre a contradição da expressão "democracia cultural" num sistema capitalista brutal que se alimenta da diferença e do exclusivismo.

O público participou com perguntas, e evidenciou as complexidades sobre o que seria "democracia cultural". Afinal, como falar em democracia cultural quando vivemos um uma sociedade capitalista, com uma economia baseada no consumo de bens, onde é nítida a oposição social entre elite "culta" e massa "inculta".

A conversa abriu perspectivas sobre de que forma as mulheres estão construindo novas dinâmicas do conhecimento e da cidade. 

Aline Pereira participa da conversa no MAR / Foto: Alexandre Araujo

Enquanto isso, no Pilotis do Museu de Arte do Rio, as MCs se concentravam: Natalhão, Ventura, Brenda Treze, Aika Cortez, Cashy... Por volta das 17:30, a DJ Andrea Mafer deu o start, na sequência, Samantha Zen pediu barulho para a Batalha das Musas!

Batalha das Musas / Foto: Alexandre Araujo


O público participou... "Luta", "Desafio" e "Liberdade" foram alguns dos temas sobre os quais as versadoras  improvisaram, mostrando conhecimento para delírio da plateia.

O tema da "segregação" foi naturalmente se configurando como central durante a Batalha. As MC's rimaram como em uma conversa, e assim elas se complementavam, round a round.

MC Natalhão na Batalha das Musas / Foto: Isabella Madrugada

1ª chave: Aika X Natalhão (Aika para a próxima)

2ª chave: Ventura X Treze X Cashy (Cashy para a próxima)

A convite da Batalha das Musas, Nathalia D'Lira, organizadora do Festival de Rap de São Gonçalo - Batalha da Trindade, participou com uma intervenção poética, trazendo consigo Yasmin Bondarenko e Catu Oliveira.

Yasmin Bondarenko participa da intervenção poética na Batalha das Musas / Foto: Alexandre Araujo


BEM Itinerante / Foto: Isabella Madrugada
Durante toda a Batalha das Musas o projeto BEM Itinerante, da BEM - Biblioteca Engenho do Mato, distribuiu livros para o público. No último sábado, dezenas de livros arrecadados foram doados para novos leitores.

A professora e voluntária da Biblioteca Engenho do Mato, Carolina Santiago participa levando a BEM Itinerante por várias rodas culturais, inclusive a Batalha das Musas. Quem quiser conhecer melhor a BEM pode clicar aqui no link, pra acessar a página oficial.



Na Final, a plateia pediu o 3º round, e a DJ Andrea Mafer soltou o beat para Cashy e Aika. As duas tiveram ótimo desempenho, mas apenas uma poderia levar para casa o Troféu-Arte da Batalha das Musas no MAR. Criado pelo artista plástico Sérgio Odilon, o Troféu-Arte foi inspirado na música "A novidade", de Gilberto Gil.

É interessante a quantidade de homens interessados em participar dessa celebração da voz feminina no Hip Hop... entre MC's de gerações anteriores, como o LM (Sem Miséria), foi também uma satisfação para a equipe da Batalha das Musas ver o Monge (Família de Rua) atento na plateia.

Final: Aika X Cashy (Cashy Campeã da Batalha das Musas no MAR! 04/11)


Cashy e Aika se abraçam na Final da Batalha das Musas / Foto: Isabella Madrugada

Quem venceu a Batalha das Musas?... Todo mundo que participou, em primeiro lugar, barulho para a Batalha! Cashy foi Campeã, ganhando (como ela mesma tinha profetizado dias antes) o Troféu-Arte criado pelo bruxão Sérgio Odilon. Já foram Campeãs da Batalha das Musas: Lya (duas vezes), Aika, Emana e Cashy!


Cashy foi Campeã da Batalha das Musas no MAR / Foto: Isabella Madrugada


Foi um encontro lindo! EM BREVE OS VÍDEOS...

Agradecimentos: Gabriel Moreno, Bruna Camargos e toda equipe do MAR, Aline Pereira, Sérgio Odilon, Carolina Santiago e voluntárixs da BEM - Biblioteca Engenho do Mato, Ana Clara Costa, Samantha Zen, Andrea Mafer, Rossini, Cashy, Natalhão, Brenda Treze, Ventura, Aika Cortez, Isabella Madrugada, Reginaldo Jr, MC Garcia, MC Cogu, Nathalia D'Lira, Yasmin Bondarenko, Catu Oliveira, Thiago Monge, Yasmin Lírios, Maria Eduarda, Marina Giannetto, Ton Moreira, Priscila Cardoso, Milton Pereira e Tânia Vieira.


Batalha das Musas no MAR / Foto: Isabella Madrugada

PRÓXIMA EDIÇÃO DA BATALHA DAS MUSAS NO MAR: 02/12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha das Musas (4ª edição)... Como foi?

Por que o "freestyle gay" é homofóbico?

Hip Hop X Capitalismo: resistir ou reproduzir?